quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Porto Alegre, 29 de setembro. Bem mais do que um passeio.


Sintonia On-line

Lar Dom Bosco - Visita ao Memorial do Mercado Público –

Acompanhadas dos Educadores Lenice Kemp, Heleno Silveira, Daniele Silva e Marcelo Ribas as turmas do Trabalho Educativo, Projeto Semeando Vida (tarde) e SASE (rua e comunidade) vivenciaram um momento cultural diferente no centro da capital.

O famoso Mercado Público, que comemora em outubro 140 anos de memórias, recebeu nossa visita com um propósito de olharmos com “outros olhos” a importância deste monumento comercial tombado pelo patrimônio histórico. A visita começou no Memorial do Mercado, ambiente planejado pela equipe que trabalhou na restauração, revitalização e valorização do prédio. À disposição dos visitantes encontram-se painéis que promovem a mostra, enfatizando uma prévia das encenações que começam a seguir.


A coordenação do mercado trabalha também com a preocupação de ocupar os espaços disponíveis além de promover, de forma educativa, um passeio guiado e muito descontraído com 4 (quatro) personagens teatrais que contam a importância do lugar. O Memorial, que ocupa a sala 38 do segundo piso, dedica-se as memórias virtuais, literárias e orais da história e importância do monumento. Produzem ações e exposições educativas visando trocar experiências com o grupo de pessoas que solicitar o serviço, a fim de promover a integração e a formação de uma memória e a consciência da cidadania. Sua administração está vinculada à coordenação da Memória Cultural da Secretaria Municipal da Cultura (SMC).

Estávamos num grupo de 25 (vinte e cinco), incluindo os educadores, porém, as atuações dos personagens e a reciprocidade dos educandos chamavam a atenção de dezenas de pessoas que habitualmente faziam compras ou passeavam.

As encenações contavam desde a história do prédio; sua ligação com o cais do porto e o rio (que não é rio, é lagoa) Guaíba; a lenda do Orixá Bará do mercado e suas ligações com os adeptos das religiões afro-brasileiras ; o incêndio e a enchente que quase destruíram o prédio.

Foi uma tarde muito produtiva onde prevaleceu o orgulho de sermos Porto Alegrenses. Parabéns Mercado Público por “abastecer” nossa casa, memória e história.

Maiores informações no site: http://www2.portoalegre.rs.gov.br/mercadopublico/


Acompanhe as fotos na barra lateral.

Nenhum comentário: